quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Comet 250


Essa motocicleta chegou ao pais com uma nova proposta e desafiando marcas famosas como Honda e Yamaha. Com um motor potente e inovador pois é em "V" sendo uma novidade em motos dessa cilindrada. Ja dizia o poeta, "a perfeição é inatingivel". Normalmente quando uma marca não sedimentada entra no pais, os problemas de logistica e suprimentos de peças são inevitaveis, mesmo porque o volume de vendas não atinge um patamar para estabilizar esse suprimento. Isso acontece também com a Kasinski, que além de não conseguir suprir o mercado com peças de reposição, também não possui capilaridade na sua rede de assintencia tecnica. Os problemas não param por ai, essa motocicleta possui o amotecedor traseiro dimensionado para ruas lisas e bem dimensionadas e não para as nossas rodovias, estradas e avenidas. O final dessa estoria ja conhecemos, o amotecedro traseiro estoura o retentor com cerca de 5000 a 7000km rodados e a reposição é bem salgada variando de R$ 900,00 a R$ 1200,00. Como sempre, para um novo fabricante conquistar o nosso mercado enfreta problemas diversos no campo da logistica, campo fiscal e ambientação com as intemperies do Brasil.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

CB 300 R - Honda

Tenho pra mim que quando se lança um veiculo no mercado é sempre bom pegar o modelo depois de um ou dois anos. Digo isso pois o projeto sedimenta depois de alguns anos. Tenho visto reportagens que os proprios fabricantes na ância de lancar o produto, acabam enfiando os pés pelas maos e acabam se precipitando e lancam o modelo antes da hora, mesmo porque querem recuperar o dinheiro gasto no projeto e no investimento que normalmente é alto. Baseado nesse quadro podemos pegar como exemplo essa moto, ela é uma moto muito linda, excepcionalmente moderna, o design é impressionante, praticamente gemea de sua irma mais velha (Hornet - 600) porém tenho muitos amigos mecânicos e eles são unanimes em falar que a moto é fraca pela proposta inicial da Honda que era lancar uma moto mais potente que a sua antecessora Twister. Um outro ponto que é mais critico e sob minha otica deveriamos fazer um boicote a essa motocicleta, deve-se ao fato do vazamento de oleo pela junta do cabeçote. Isso é inadmissivel tratando-se de uma motocicleta desse valor, segundo meus amigos que possuem essa motocicleta, a concessionaria se prontifica a substituir a bendita junta porém não são decisivos na solução do problema voltando a apresentar novamente em prazo muito curto. por hora a avaliação dessa motocicleta é negativa devido a esses problemas que na minha opinião são muito sérios.

Novidades sobre a CB 300 R da Honda. Em contato com amigos que são mecânicos de motos, notei que há um alto indice de ocorrências (quebras) na bomba elétrica da CB 300 R. Em matérias pesquisadas anteriormente sempre me defronto com relatos de vazamento de oleo na tampa do cabeçote dessa moto, inclusive, diga-se de passagem,  herança da twister. Pois bem, a novidade agora é a bomba elétrica, estou ressaltando esse assunto, não para denegrir a imagem da Honda e sim orientar o leitor, mesmo porque a bomba elétrica dessa moto custa cerca de R$ 600,00, valor esse que não pode ser desprezado. Conheci diversas pessoas que não fizeram as revisões no fabricante como manda o figurino e tiveram que arcar com os custos da substituição da peça em questão. Presenciei tambem um amigo que fez as revisões com a Honda e mesmo assim o fabricante não trocou a peça em garantia alegando que o proprietario havia abastecido a motocicleta com gasolina adulterada, Pode? Caros leitores, fiquem atentos!!!

CB 500 - Honda

O que falar de uma moto valente dessas. O motor é muito potente, as retomadas de marcha são muito eficazes, o sistema de frenagem é extremamente eficiente por conta das pinças importadas (Italianas - Bimbo), muito estavel nas curvas. Tenho um amigo que defende ser a melhor moto naked ja fabricada. Um outro ponto positivo da moto refere-se ao consumo, para se ter uma ideia, ela vai melhor que a Falcon que possui 100 cc a menos, cerca de 20 a 22 km/litro, muito bom para uma moto carburada e com essa cilindrada.Tive a oportunidade de testa-la uma semana e fiquei impressionado com a arrancada da maquina, mas não pense que tudo são flores. Um ponto quase inadmissivel é o fato de não ter marcador de combustivel, realmente uma falha que não posso compreender. Uma vez pilotando a maquina temos que estar atento a falha do motor e girar a chavinha de combustivel para a reserva - muito desagradavel. Um outro ponto negativo esta atrelado a suspensão traseira, deixa muito a desejar no quesito estética e também é muito macia que quando estamos com garupa ela bate fim de curso. Mas o conjunto agrada e o valor de revenda é sempre valorizado não só por ser uma Honda mas tambem pela resistencia e durabilidade do conjunto.

domingo, 31 de outubro de 2010

Carburadas X injetadas

É fato que com o advento da tecnologia da injeção eletronica, nossas motocicletas receberam beneficios nunca antes imaginaveis. Podemos citar como beneficios o consumo de combustivel que diminuiu significativamente se compararmos com as motos carburadas, o meio ambiente esta agradecendo tambem o advento da injeção eletronica pois as motocicletas desde então passaram a poulir menos, a dirigibilidade melhorou muito pois os trancos e falhas na injeção de combustiveis nas arrancadas inexistem. Mas temos que ser justos, as motos de baixa cilindradas (menor 500cc) que são carburadas possuem uma tecnologia mais antiga mas ainda rodam de forma aceitavel pelas ruas do pais. Ainda sobre as motos de baixa cilindrada, vale dizer que não ficam atras no quesito performace pois se der uma "afinadinha" no motor essas motos passam a ter um rendimento melhor que as injetadas. Mas quando comparamos motos de grande cilindrada, a coisa muda de figura. Muitas motos de grande cilindradas, modelos um pouco mais antigo, apresenta problemas cronico de carburação, levando os proprietarios desses modelos a beria da loucura. Quando se deixa uma moto carburada, (de grande cilindrada - vale lembrar) parada por alguns dias os carburadores apresentam pane pois nossa gasolina não se compara a gasolina europeia ou norte amereicana. Posso citar como exemplo as ninjas 900 e 1100 que sempre estão apresentando defeito nesse sentido. Um outro exemplo Vulcan da kawasaki, principalmente o modelo 750cc. Concluimos então que para não termos problemas com a rotina nos mecanicos, se vai adquirir um modelo de grande cilindrada, é melhor comprar uma moto mais nova com injeção eletronica.