quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Nova Aprilia Dorsoduro 1200

Quando l’Aprilia Dorsoduro 750 fez sua primeira apariçaõ em publico no escritorio de Noal, ja se pensava em criar sua irma mais velha. O projeto era ambicioso: fazer nascer um naked-supermotard que pudesse competir e igualar o suceso da Hypermotard Ducati
Hoje, depois de um ano de espera, para que a manopla esteja finalizada, a Aprilia esta pronta para descer o veu da sua ultima criação e debutará no outono Italiano durante o salão motociclistico milanese Eicma 2010.

Por hora, se sabe muito pouco da nova Dorsoduro 1200. Apesar de a casa mãe tenha escolhido a estrada do silencio, a antecipação vem diretamente dos apaixonados que neste dia estão fazendo circular na net o manual de uso e de manutenção da moto, revelando ao publico algumas caracteristicas peculiares. E tambem uma foto roubada muito bonita capturada da revista espanhola SoloMoto.

Motor bicilindrico a V di 90° da 1.197cc com refrigeração a liquido, embutido em um quadro de estrutura mista aluminio/aço.

Nenhuma noticia detalhada que possa ser similar a sua rival Borgo Panigale, acredita-se mais ou menos 120130 CV. Os freios sao de pinças radiais com duplo disco dianteiro de 320mm e um disco simples de 240.

Seu peso é de cerca de 212Kg e a capacidade do reservatorio é de 12 a 15 litrose pode ser adiquirida tambem com as versãoes com ou sem ABS. Estamos aguardando.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

A moto do futuro chegou

A Elpc MotoCzysz é nacida a pouco mais de um ano, porem ja venceu duas competições internacionais, competiçoes estas reservadas a motos esletricas:  TT Zero e o FIM e-Power race na  Mazda Raceway de Laguna Seca (primeira prova do campeonato mondiale Red Bull e-Power) in Julho.

Nas duas provas, essa moto foi pilotada por Mark Miller,e a moto bateu o recorde do circuitto na sua categoria. No circuito del TT Zero, a E1pc atingiu maxima de 225 quilometros por hora.

O novo modelo foi realizado pela empresa americana de Michael Czyszin em colaboração com Remy International, sociedade que tem por finalidade motores eletricos. Um trabalho em conjunto atual que esta tirando o maximo dos motores eletricos de alta voltagem HVH da Remy International, com um sistema de resfriamento desenvolvido pela propria MotoCzysz.

Os propulsores D1-10 'D1g1tal Dr1ve', de arrefecimento liquido, desenvolve uma potencia de 100Kw ou seja, 135Hp.

Por hora, esses dois importantes resultados esportivos fez com que a moto caisse na admiração da midia americana, tanto é que para a revista Wired, "A moto do futuro chegou".
 
Por: Francesco Monti

Salão da motocicleta 2010

Estamos a poucos dias do Salão de motociletas edição 2010. O evento será realizado no Pavilhão do anhembi em São Paulo no periodo de 5 a 10 de outubro. O salão de motocicletas 2010 tera o patrocinio de grandes montadoras como por exemplo a Harley Davidson e Suzuki. 

O evento é muito aguardado pelos apaixonados por motocicletas e a edição desse ano é uma realização da Fittipaldi Winners spirit,  anfamoto - Associação nacional dos fabricantes e atacadistas de motopeças, e a reconhecida e respeitada assinatura Megacycle. Agora é só aguardar e curtir....

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Ducati Desmosedici RR - A mais cara do Brasil

A motocicleta italiana é exclusiva, derivada diretamente do modelo de competição GP6, que disputou e venceu o Mundial de Motovelocidade. O motor é um canhão de 200cv. 

O 10º Salão das Duas Rodas reuniu 443 expositores no Anhembi. Entre as atrações, a Ducati Desmosedici RR, a motocicleta mais cara do Brasil e do mundo, tabelada em módicos R$ 270 mil. Com este valor, daria para comprar quase 70 modelos do tipo popular, expostos na mesma feira, com preço em torno dos R$ 4 mil. Entretanto, isso não foi problema para uma seleta freguesia, sem problemas com saldo bancário, que arrematou imediatamente as quatro unidades importadas pelo Grupo Izzo, representante da marca italiana no Brasil.

É o preço da exclusividade, uma vez que a Desmosedici RR é uma verdadeira motocicleta de competição, baseada no modelo campeão do Mundial de Motovelocidade GP6 de 2006, homologada para trafegar nas ruas. Um verdadeiro canhão, com motor de 989cm³, quatro cilindros em V, inclinados em 90 graus, que rende 200cv a 13.800rpm e torque de 11,8kgfm a 10.500rpm. 

O modelo também usa materiais nobres e raros em sua fabricação, além de equipamentos mais sofisticados do mercado, normalmente só presentes em motos de pista, já que o desempenho puro é o objetivo.

A suspensão dianteira é uma Ohlins, invertida, com tubos de 43mm de diâmetro e curso de 120mm. O refinamento das regulagens chega ao extremo de perceber trechos de alta e de baixa velocidade, adaptando-se às condições, além de outras possibilidades de ajustes. A suspensão traseira, com amortecedor igualmente Ohlins, está montada em balança de alumínio de peça única, desenhada especialmente para a GP6 de competição, da qual a Desmosedici descende diretamente.
 
 A diferença para a irmã de competição são os faróis, espelhos, pneus e demais equipamentos exigidos pela legislação.

 No entanto, se com tudo isso o cliente ficar insatisfeito e achar a performance fraca, a marca fornece um kit Racing, que acrescenta alguns zeros ao preço final, para pagar o escape de competição (mais ruidoso), mapeamento do motor mais bravo e outros itens que apimentam ainda mais o desempenho. Ainda no quesito sofisticação, rodas são de liga de magnésio, superleves, da badalada marca Marchesini, com aro de 16 polegadas na traseira e de 17 polegadas na dianteira, calçadas com pneus 200/55 e 120/70, respectivamente, desenvolvidos especialmente para o modelo pela Bridegestone.

Solitária
Todo esse pacote, egoisticamente, porém, só tem lugar para o piloto, como em uma legítima moto de competição. Até porque o escape tem uma inusitada saída, como uma espécie de chaminé, que ocupa a rabeta, no lugar destinado ao garupa. No departamento de materiais nobres e caros, a Ducati Desmosedici usa titânio nas 16 válvulas do motor e fibra de carbono na carenagem, para-lamas e outras partes. O resultado é um peso a seco de 171kg, mesmo com a adição da parte elétrica composta de farol, farolete, piscas etc., exigidos pela legislação de trânsito, para poder circular nas ruas e avenidas.

Para aferir a performance do piloto, o modelo conta com um sistema batizado de Ducati Data Analysis (DDA), que grava todo o comportamento dinâmico da moto, podendo ser aferido no computador, por meio de uma porta tipo USB.

O painel, totalmente digital, também informa dados de tempo de volta. O freio dianteiro tem dois discos de 330mm de diâmetro, com pinças monobloco radiais, Brembo, de quatro pistãos. 

O quadro tem a tradicional arquitetura de tubos em treliça. O freio traseiro tem disco único de 240mm de diâmetro. O tanque de combustível comporta 15 litros, a embreagem tem sistema antitravamento e o câmbio seis marchas.

Jornalista: Téo Mascarenhas

Duelo - Honda Titan 150cc X Dafra Speed 150cc

No tocante a preço, Podemos dizer que a Dafra é bem mais em conta. Muitos proprietários também apontam o design mais moderno como uma das qualidades do modelo da Dafra. Sem falar que, em função do menor número de vendas, a Dafra Speed 150 ainda não é tão visada pelos “amigos do alheio”. Já que um dos grandes problemas da Honda CG 150 Titan é o alto índice de furtos e roubos.

Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Se a Speed 150 é mais barata, ao mesmo tempo tem maior consumo de combustível. Porém, as peças de reposição originais da Dafra são mais baratas.

A CG 150 por ser o veículo mais vendido do Brasil, também oferece diversas peças paralelas de reposição. Mas também significa que milhões de motociclistas terão uma moto igual a sua e conseqüentemente ela pode ser cobiçada para ser desmanchada e vendida em partes.

É o velho duelo de geração: tradição versus novidade. Segue a ficha técnica das duas motos para que vocês possam tirar suas próprias conclusões. Coloquei os preços oficiais para futura avaliação.


Dafra Speed 150 - Preço: R$ 4.990 (preço público sugerido)

Honda CG 150 Titan - Preço: R$ 6.679 (preço público sugerido)



Fichas Técnicas
Dafra Speed 150

Motor: OHV, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Capacidade: 149,4 cm³
Potência máxima: 13,2 cv a 7.700 rpm
Torque máximo: 1,31 kgf.m a 7.000 rpm
Câmbio: 5 marchas
Partida: Elétrica e a pedal
Transmissão final: por corrente
Alimentação: Carburador
Comprimento x Largura x Altura: 1.980 x 735 x 1.112 mm
Distância entre eixos: 1.320 mm
Altura do assento: não informado
Peso a seco: 155 kg
Suspensão dianteira: Garfo Telescópico com 120 mm de curso
Suspensão traseira: Braço oscilante com duplo amortecimento com 75 mm de curso
Freio dianteiro: Disco
Freio traseiro: Tambor
Pneu dianteiro: Pirelli City Demon 2.75-18
Pneu traseiro: Pirelli City Demon 90/90-18
Tanque de combustível: 15 litros
Cores: Amarela, Prata, Preta e Vermelha


Honda CG 150 Titan
Motor: OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Capacidade: 149,2 cm³
Potência máxima: 14,2 cv a 8.000 rpm
Torque máximo: 1,35 kgf.m a 6.500 rpm
Câmbio: 5 marchas
Partida: Elétrica
Transmissão final: por corrente
Alimentação: Carburador
Comprimento x Largura x Altura: 2.002 x 743 x 1.085 mm
Distância entre eixos: 1.323 mm
Altura do assento: 792 mm
Peso a seco: 121 kg
Suspensão dianteira: Garfo Telescópico com 130 mm de curso
Suspensão traseira: Braço oscilante com duplo amortecimento com 101 mm de curso
Freio dianteiro: Disco de 240 mm de diâmetro
Freio traseiro: Tambor com 130 mm de diâmetro
Pneu dianteiro: Pirelli City Demon 80/100-18
Pneu traseiro: Pirelli City Demon 90/90-18
Tanque de combustível: 14 litros
Cores: Azul, Prata, Preta e Vermelha

Fazer 250 - Yamaha


BOMBA DE COMBUSTÍVEL
Essa moto apresenta um defeito crônico. Se deixada no sol por algum tempo simplesmente a bomba de combustivel não funciona e a moto não "pega" ou simplesmente para de funcionar depois e algum tempo de funcionamento.

Se retirada do calor do sol e aguardando mais ou menos uma hora (na sombra), ela volta a funcionar normalmente. Os mecânicos da Yamaha falam que é a bomba de combustivel e estão sempre enfrentando problemas semelhantes.

Tudo leva a crer que se trata de um erro de projeto e na minha opinião a Yamaha tem de desenvolver uma solução para o caso, mesmo porque o preço é bem salgado (Bomba de combustivel - R$ 650,00) além de não ser encontrada no mercado pois a fabrica alega que esta em falta.

Certamente é uma dor de cabeça para os proprietarios desse modelo de motocilceta que pagam caro pelo bem no momento da compra e quando os problemas aparecem, não obtem respaldo do fabricante.

domingo, 5 de setembro de 2010

Valentino Rossi & Ducati

Ducati e valentino Rossi fecharam acordo para o proximo ano.

O Italiano voador vestirá as cores da escuderia italiana. A chegada de Valentino abre um novo e excitante capítulo da história esportiva da casa italiana e do mundial de moto velocidade. A oportunidade de ter na sua própria equipe um piloto de extraordinária qualidade técnica como Rossi, é considerado pela Ducati valor agregado no seu projeto de vitória no campeonato da Moto GP.


"Estamos particularmente felizes por poder anunciar que em 2011 Valentino estará conosco" Afirmou Gabriele Del Torchio, Presidente da Ducati Motor Holding. "Um binômio de excelência no panorama motociclistico mundial, coerente com nossa característica de empresa italiana, cartão de visita dos valores "made in Italy" encontrados na tecnologia, no design e na esportividade dos elementos distintos que é a chave do sucesso."

Ducati 1198 R Corse


Nova 1198R da Ducati. Essa moto desbanca o Imperio Japones das motos de alta performance. Dentre as inovações, possui arvore de manivelas 34% mais leve (liga de carbono) que a 1198 S Corse. A seção central da carenagem foi desenvolvida para permitir um fluxo de ar muito mais direcionado, garantindo uma perfeita refrigeração estando o motor muito mais frio que o de costume aumentando a performance.
 De fato essa moto vem com muitas inovações porem o publico brasileiro vai ter que desenbolsar cerca de R$140.000,00 para poder desfilar numa dessas. De fato um brinquedinho para poucos.